A
escleroterapia é um tratamento feito pelo médico angiologista para eliminar ou diminuir as varizes.
O tratamento é conhecido popularmente como aplicação para varizes e baseia-se em injetar diretamente na variz uma substância química.
A escleroterapia química é feita no consultório médico, dura cerca de 1 hora e não necessita de anestesia. Se o tratamento for para tratar varizes pequenas, os resultados podem ser visíveis em cerca de 3 a 6 semanas. Em veias muito grandes pode ser necessário esperar cerca de 3 a 4 meses.
Como funciona a escleroterapia?A escleroterapia de varizes funciona de forma simples. O médico angiologista faz várias aplicações de injeção com espuma ou com glicose diretamente na variz com o objetivo de eliminar as varizes menores e ir diminuindo o tamanho das maiores.
A substância utilizada é chamada de esclerosante e a mais utilizada é a glicose, que não traz muitos efeitos secundários porque é lentamente reabsorvida pelo organismo.
Quando a substância esclerosante entra na veia, ela faz com que ocorra uma irritação, fazendo com que a veia se contraia e feche, desaparecendo com o tempo. Assim que o médico remove a agulha, ele faz compressão, massageia o local e aplica uma compressa no local da injeção para manter a zona comprimida.
Após a escleroterapia de veias, o sangue não pode mais entrar na veia tratada, o que evita a formação de novas varizes no mesmo local.